fbpx

ODS 1. Erradicar a pobreza

ODS 1. Erradicar a pobreza

6 de outubro de 2020 ODS 0

clicou aqui para ter uma visão geral sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Então vamos agora nos aprofundar no ODS 1. A Erradicação da pobreza.

A mais urgente de todas as metas, erradicar a pobreza extrema é o objetivo número 1. A boa notícia é que o Brasil está no caminho certo. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), fomos um dos países com melhor desempenho na década passada. Em 2012, já havíamos reduzido a proporção de pessoas vivendo em pobreza extrema de 25,5% para 3,5%. 

O debate em torno dos ODS mostra que o caminho para erradicar de vez a pobreza é estabelecer novos marcos políticos para garantir que sistemas de proteção social atinjam os indivíduos pobres e vulneráveis. Até hoje, o principal colaborador para o cumprimento dessa meta foi o programa Bolsa Família.

Ao sair da busca por soluções vindas apenas do governo, podemos enxergar esse ODS com uma boa prática do setor privado, uma vez que é claro que a incorporação de políticas de sustentabilidade no dia a dia das empresas traz benefícios. Principalmente de imagem.

Em junho deste ano, o Ministério de Assuntos Exteriores, União Europeia e Cooperação da Espanha publicou o relatório “A contribuição das empresas espanholas para o desenvolvimento sustentável na América Ibérica. O documento apontou que há, cada vez mais, uma “maior preocupação” na opinião pública pela desigualdade, os direitos humanos, a transparência, as mudanças climáticas e o impacto da tecnologia sobre a transformação social. Clientes se interessam e sabem buscar informações sobre empresas que contribuem para o bem da sociedade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *