fbpx

Qualidade Ambiental

Água limpa nas vertentes Sicoob

O Sicoob Credivertentes vem realizando cercamentos. Atualmente são 8 km de nascentes na região de vertentes. Assim, ela consegue evitar o pisoteio de animais e o assoreamento de importantes fontes de água para as comunidades.
As principais áreas beneficiadas até o momento formam: nascentes das sub-bacias dos rios do Peixe, Carandaí e das Mortes e todos afluentes da bacia do Rio Grande. São mais de 25 mil pessoas beneficiadas diretamente.

Plano diretor de águas da ArcelorMittal

Uma abordagem metodológica estabelecida nas usinas da ArcelorMittal no Brasil para direcionar a estratégia frente às mudanças de disponibilidade hídrica. Seu principal objetivo é garantir a segurança para as operações industriais e, ao mesmo tempo, reduzir os impactos decorrentes da captação de água para produção do aço nas bacias hidrográficas. A ArcelorMittal Brasil possui um dos mais altos índices de recirculação de água dentre as produtoras de aço brasileiras, de aproximadamente 98%.

Brigada 1

Organização não governamental que trabalha em parceria com entidades diversas, de forma coordenada e em rigorosa observância de procedimentos de segurança. Os voluntários são homens e mulheres, maiores de 18 anos, com as mais variadas formações étnico-culturais e profissionais, que se empenham, contribuindo direta e indiretamente, na prevenção e no combate aos incêndios florestais, de acordo com a exigência de cada função a ser exercida.
www.brigada1.org.br

Deixe aqui o seu testemunho de apoio aos(às) reconhecidos(as), seus desejos e contribua para o Movimento Minas 2032

  1. Cláudia Helena Corrêa de Almeida disse:

    A Brigada 1 é uma associação que reuni pessoas diversas, principalmente em conhecimento, habilidades e atitude. Sendo protagonista na suposição e experimentação do uso do soprador de folhas para combater incêndios florestais, esta entidade possui um corpo intelectual diversificado e ativo. Assim, o fomento ao desenvolvimento operacional e tecnológico por meio de parcerias e de financiamento desta importante e representativa Organização da Sociedade Civil – Brigada 1 – é fundamental e valorável tanto para as empresas quanto para sociedade, tamanha sua contribuição para a proteção da natureza e manutenção dos serviços ecossistêmicos.

  2. SILENY ANDRADE MENEZES disse:

    A Brigada 1 é, e sempre será uma família. Nós somos combatentes preparados para enfrentar não somente o fogo, mas as dificuldades de ser uma instituição que depende de doações. Onde tem fogo a brigada 1 vai, por isso somos família, somamos tudo que é preciso para proteger nossa natureza e os animais.

  3. ELISA CIBELE COELHO disse:

    Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua, em julho de 1969. De lá, o americano descreveria a Terra como uma enorme “ervilha azul”. A cor, aliás, é predominante em qualquer representação do planeta, que tem 71% de sua superfície tomada por água. Parece muito, mas a realidade vem explicar que o recurso, na verdade, é escasso. Mais de 97% de todo o H2O encontrado aqui é salgado. Do restante, 70% está congelado em polos e geleiras. E mais: só 0,3% é potável em lagos e rios.
    E é pra proteger essa relíquia que o Sicoob Credivertentes lançou em julho de 2019 o projeto Minas + Vertentes (anteriormente chamado de Água Limpa nas Vertentes) – parte do Dia de Cooperar (Dia C), promovido pelo Sistema Ocemg.

    O objetivo é trabalhar em prol da água em sua origem: as nascentes que dão início ao curso de rios, ribeirões, córregos. Todos essenciais para o ciclo hidrológico e a sobrevivência humana. Além disso, garantindo qualidade e fluidez deles, também se colabora para o fortalecimento do Agronegócio. Em 2019, o SICOOB CREDIVERTENTES, bateu a marca de 8 mil metros de nascentes cercadas em 11 propriedades rurais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *