fbpx

Qualidade da Cidadania

Crédito: Fábio Ortolan

José Anchieta da Silva

Advogado e Vice-Presidente da ACMinas, redigiu o Pacto Nacional da entidade enviado ao Presidente da República. Convidado pela Academia Mineira de Letras para falar de assuntos como o enfrentamento nos conflitos das emboabas, sedição de Vila Rica, Inconfidência Mineira e a construção da mineiridade.

Cooperativa de Crédito Sicoob Credimonte

Instalação de um posto de atendimento bancário na favela Alto Vera Cruz. A cooperativa está resolvendo uma questão antiga social que é a exclusão financeira desta população. Também se tornou um agente de financiamento para micro empreendedores da região e uma propulsora de educação financeira.

Cooperativa Dedo De Gente

A cooperativa Dedo de Gente é uma cooperativa de jovens artesãos que ao longo de sua existência vem gerando possibilidades inovadoras de desenvolvimento humano e profissional para jovens do Sertão de Minas. www.dedodegente.com.br

respirador

Fiemg/Senai

Projeto Inspirar – Mais de 700 voluntários de uma rede coordenada pela Fiemg / Senai consertaram, gratuitamente, cerca de 2 mil respiradores desde o início da pandemia. O projeto  é uma parceria de 28 instituições e empresas. Eles foram recuperados e devolvidos a instituições de saúde em 24 estados e também no Distrito Federal . São 1.600 equipamentos distribuídos a hospitais e municípios, de acordo com critérios técnicos definidos pela SES.

rua

Programa Rua do Respeito

Irmã Cristina Bove Roletti, coordenadora da Pastoral de Rua de BH, representa a Rua do Respeito, que reúne Ministério Público, Tribunal de Justiça, Governo e Prefeitura de Belo Horizonte, Servas e outras instituições em torno de um objetivo comum: transformar, através do respeito e de ações práticas, a vida de quem mora nas ruas das cidades mineiras.

arcelor 2

Programa de Diversidade e Inclusão
ArcelorMittal

Lançado em junho de 2019, reforça o compromisso da empresa de garantir que todos os empregados sejam respeitados e valorizados em suas individualidades e de colaborar com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para implementação do programa, foram criados grupos de afinidade que trabalham quatro dimensões da diversidade – Equidade de Gênero, Diversidade Racial, Pessoa com Deficiência (PCDs) e LGBTI+.

Prêmio Bom Exemplo

Mais de 200 ações cidadãs e solidárias realizadas na região metropolitana de Belo Horizonte foram inscritas em 2019 no concurso. O prêmio, que já está sua décima edição, é uma parceria entre o jornal O Tempo, a TV Globo, a Fundação Dom Cabral e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

redeglobo.globo.com/globominas/premio-bom-exemplo/

Maria da Penha

Líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, vítima emblemática da violência doméstica. Em 7 de agosto de 2006, foi sancionada a lei que leva seu nome: a Lei Maria da Penha, importante ferramenta legislativa no combate à violência doméstica e familiar contra mulheres no Brasil. É fundadora do Instituto Maria da Penha, uma ONG sem fins lucrativos que luta contra a violência doméstica contra a mulher.

www.institutomariadapenha.org.br/

inu2

Inumeráveis

Inumeráveis é um memorial dedicado à história de cada uma das vítimas do novo coronavírus no Brasil. É uma celebração de cada vida que existiu e que existe, e de como podemos entrelaçá-las para construir memória, afeto, respeito e futuro. Em 2020, o mundo vem sendo duramente atingido pelo coronavírus. Como em todas as pandemias, pessoas tornaram-se números. Estatísticas são necessárias. Mas palavras também.
inumeraveis.com.br

Rádio Favela

Inicialmente a intenção era ter um espaço para divulgar música e cultura negra. Mas os integrantes da Rádio Favela queriam mais. Começaram a falar da discriminação contra os moradores da favela. A concientização da comunidade quanto aos problemas relacionados à violência a as drogas, era uma meta. Assim, entra no ar, no ano de 1981 a Rádio Favela.

 

Deixe aqui o seu testemunho de apoio aos(às) reconhecidos(as), seus desejos e contribua para o Movimento Minas 2032

  1. Viviane Andreia Ribeiro disse:

    Dr. José Anchieta, homem íntegro, competente, atuante e comprometido com a área empresarial e com a sociedade, ele merece todas as honras e homenagens , um exemplo de profissional na área jurídica e excelente pai de família. Parabéns Dr. Anchieta, Minas Gerais é honrada com sua existência.

  2. Maria de Lourdes Flecha de Lima Xavier Cançado disse:

    Dr. José Anchieta é exemplo de profissional comprometido com valores e com a ética, e que busca a valorização da sociedade e seu crescimento. Tem atuado constantemente em busca do fortalecimento das empresas e na construção de um Pacto. É um exemplo a ser seguido.

  3. Patricia Regina da Silva disse:

    Dr. José Anchieta da Silva é profissional exemplar, homem íntegro, que sempre se envolveu em questões de valorização da sociedade, atuando junto às vários seguimentos, contribuindo sempre para um Brasil melhor e mais humano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *